Saiba aqui o que a Diretoria da Associação Amigos do Hospital Adm 2023/2024 tem feito em prol do Hospital Dona Paulina.
Juntos podemos fazer a diferença!
Torne-se um parceiro da Associação Amigos do Hospital Dona Paulina e ajude a promover a saúde e o bem-estar de nossos pacientes.
Criação e aprovação de NOVO estatuto
A Criação de um novo estatuto para a Associação é um marco na historia do Hospital dona Paulina. O novo Estatuto regerá de forma simples e pratica as ações da Diretoria no Hospital, dando segurança aos associados, profissionalizando a administração do nosso Pronto Atendimento e preservando a integridade jurídica da Associação. Tudo isso pra melhorar a vida das pessoas que usam nossos serviços, dos nossos associados e de nossos colaboradores.
Iluminação externa do Hospital Dona Paulina
Graças a Parceria com a Prefeitura Municipal pudemos trocar a Iluminação da área externo do Hospital Dona Paulina trazendo mais conforto e segurança para nossos usuários.
Controle de Estoque da Farmácia Hospitalar
Setor essencial para o bom funcionamento das atividades do Hospital, a farmácia ganhou computador e programa para gerenciamento de estoque. Agora será possível saber exatamente o que está sendo gasto, prever as compras futuras, evitar perdas por prazo de validade e melhorar o fluxo de dispensação. Isto facilitara o trabalho de reposição dos medicamentos e insumos, gerando economia. Isso sim é respeito ao dinheiro publico e as doações que recebemos. Gastar o necessário onde for imprescindível.
Contratações de profissionais
– Gestor Operacional – EVALDO ERNESTO BARBOSA
A Associação contratou o Profissional Evaldo Ernesto Barbosa. Graduado em Farmácia e Análises Clinicas pela Unifal, de Alfenas MG, Pós Graduado em Administração Hospitalar pela Unincor de Três Corações, Pós Graduado em Química pela UFLA de Lavras e Pós Graduado em Farmácia Hospitalar pelo Pitágoras de Poços de Caldas MG, ex administrador do Hospital Dona Paulina na segunda Gestão do Cimarpa, Ex presidente da Associação em dois mandatos , Membro Fundador da Associação Dona Paulina e Membro do conselho municipal de Saúde. O profissional possui experiência na área de Gestão Hospitalar, é amplo conhecedor do funcionamento do Hospital Dona Paulina e possui aptidão técnica para atuar como Gestor Operacional da Associação, auxiliando na administração do Hospital Dona Paulina. Como mediador entre Associação e Hospital, foi contrato para otimizar os recursos recebidos pela empresa, promover o crescimento do Hospital, organizar o funcionamento do pronto atendimento, promover condições para que os profissionais do Hospital possam exercer com segurança, eficácia e competência os atendimentos realizados, promovendo, com ética e transparência, atendimento médico e ambulatorial, dentro das possibilidades estruturais e profissionais do Hospital, gratuito e de qualidade á toda população de Bandeira do Sul-MG
-Motorista: MAIRA CASSIA DA SILVA
A Associação contratou a profissional Maira Cassia Da Silva, motorista profissional Cat D, com curso Especializado de Transporte Coletivo de Passageiros (CETCP) e Curso Especializado de Transporte de Veiculos de Emergência (CETVE), para suprir as necessidades do Hospital, que a partir de agora passa a ter motorista em tempo integral de funcionamento. Mais agilidade no transporte de pacientes e mais agilidades no resgate de feridos e acidentados.
-Enfermeira: LARISSA MARQUES BARREIRO
A Associação contratou a profissional Larissa Marques Barreiro, enfermeira graduada pela Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas MG, pós graduada em Dermatologia com foco em lesões Ulcerativas, Pós graduanda do Curso de Pós graduação em Administração Hospitalar e Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera e Pós Graduanda do curso de pós Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Anhanguera, a profissional foi contratada para cobrir a demanda de enfermagem no Hospital, resolvendo o problema de férias e folgas acumuladas das demais enfermeiras, e ainda atuar como Enfermeira do Trabalho do município de Bandeira do Sul-MG, atuando na prevenção e auxilio dos acidentes de trabalho na cidade.
-Farmacêutica: MAYARA G. LAGO
A Associação contratou a profissional Mayara G Lago, farmacêutica graduada em Farmácia Bioquímica pela Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas MG, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde pelo Unicesumar de Muzambinho MG, foi contratada para atuar como profissional farmacêutico no Hospital dona Paulina Damen kockx em Bandeira do Sul, na Farmácia do hospital promovendo:-Dispensação interna a pacientes;-Reposição e manutenção de estoque no Pronto Socorro, sala de medicação, sala de pequenas suturas, sala de curativos, ambulância, ou onde for solicitado. -Controle de psicotrópicos usados no Hospital;-Tomada de preços, licitação de produtos para compra, incluindo medicamentos, material de limpeza e higiene, papelaria, material de raio x, insumos para equipamentos, materiais descartáveis e outros usados no hospital;- Controle de estoque desses itens,- Recepção e conferencia dos produtos comprados pela administração,-Manter atualizado cadastro de todos os fornecedores, inclusive com documentos obrigatórios. -Manter atualizado documentação do Hospital perante o conselho de Farmácia do Estado;- Manter organizado os armários onde houver medicamentos armazenados no hospital;-Zelar pelo seu espaço de trabalho, farmácia e almoxarifado; -Emitir relatórios anuais sobre o consumo de produtos no hospital para conhecimento da Administração;-Manter bom contato com o Setor de Enfermagem sobre o uso indiscriminado de medicamentos.- Participar de CCIH se houver;-Manter POP atualizados dos serviços realizados.- Realizar a padronização dos medicamentos usados no Hospital.
Segurança nos pagamentos
A nova Diretoria implantou sistema de segurança nas contas da Associação. Desta maneira é impossível que apenas uma pessoa possa movimentar algumas dessas contas. Hoje o sistema de compras e de faturamento é totalmente digitalizado. Os pagamentos de funcionários e fornecedores somente podem serem feitos em duas etapas com pessoas distintas e autorizadas, mediante senha eletrônica. Nenhum conta mais é paga sem o conhecimento de pelo duas pessoas da diretoria. Mais segurança, transparência e respeito com o dinheiro Publico.
Protocolo de Manchester
A Diretoria, após ouvir da enfermagem a necessidade de agilizar e priorizar o atendimento instalou no Hospital dona Paulina o Protocolo de Manchester nos seus atendimentos:
O que é o Protocolo de Manchester?
Os primeiros momentos do paciente em hospitais e unidades de saúde são imprescindíveis para a garantia de um atendimento eficiente e com menos riscos de transtornos e erros médicos. É por isso que muitos hospitais aplicam o Protocolo de Manchester, um método para triagem de pacientes logo após sua chegada na unidade, que são classificados por cores conforme a gravidade de cada caso.
Como este protocolo surgiu?
Como o próprio nome sugere, o protocolo foi criado na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1997. Esse método se mostrou tão eficaz que hoje é aplicado em diversas instituições de saúde, visando melhorar e agilizar o atendimento ao dar prioridade a casos mais graves, além de aperfeiçoar substancialmente os processos em geral. O método também é utilizado em muitos países, como Holanda, Suécia, Alemanha e também no Brasil.
E como ele funciona?
O Protocolo de Manchester consiste em uma triagem de classificação de risco, na qual a gravidade dos casos é determinada por cores. Os profissionais de saúde responsáveis devem realizar uma avaliação sobre o quadro clínico em que o paciente se encontra para colocar nele uma pulseira com a cor correspondente à gravidade do caso. Nesta etapa não se deve buscar um diagnóstico, somente a identificação do risco daquele quadro. Essa triagem é feita por um profissional de nível superior, Médico ou Enfermeiro, que possua boa comunicação, capacitação e conhecimento clínico.
O método classifica os pacientes por cores com base em sinais e sintomas, conforme segue:
- VERMELHO: EMERGÊNCIA
É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.
- LARANJA: MUITO URGENTE
Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos. Abrange casos, como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas, etc.
- AMARELO: URGENTE
Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos e classifica casos, como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.
- VERDE: POUCO URGENTE
A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas e abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, etc.
- AZUL: NÃO URGENTE
Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros.
O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos. Esse sistema também auxilia a prever a organização da unidade ao longo do dia, evitando superlotações e prevenindo falhas de atendimento, além de contribuir também com a economia financeira, porque evita o desperdício de recursos de urgência em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes.
Fonte: http://redec.com.br/
Estacionamento da Festa Band 60 anos
Durante o evento de comemoração do 60º aniversário da cidade de Bandeira do Sul, a Associação administrou o estacionamento do evento. Durante os três dias de festa foram arrecadados liquido R$ 8.111,00 (oito mil cento e onze reais). Este valor foi depositado na conta da Associação e serviu para custear parte das despesas com o Pessoal que trabalhou na ambulância durante o evento.
Criação do Site da Associação
Esse site foi criado para divulgar nosso trabalho. A Associação Adm 23/24 está mais ativa que nunca. Trabalha todos os dias buscando melhorias para nosso Hospital. Neste site será possível acompanhar toda a evolução do nosso trabalho. Transparência também faz parte do nosso trabalho. O site foi lançado oficialmente em Cerimônia na Câmara Municipal de Bandeira do Sul no dia 24/04/2023.
Projeto Corpo Bombeiro
A Associação Dona Paulina contratou em Abril de 2023, uma empresa de Engenharia especializada para confecção do Projeto de Atualização das normas de segurança contra incêndios no Hospital Dona Paulina, e tão logo o projeto seja aprovado será dado início a execução do Projeto de Atualização. Segurança para funcionários e pacientes.
Nova Farmácia privativa
O Hospital Dona Paulina possui um farmácia privativa exclusiva para dispensação de medicamentos internos para o Pronto socorro, a sala de medicação e os pacientes internados em observação. Essa farmácia ficavam em um espaço pequeno e mau localizado dentro do Hospital. Agora com o novo espaço, mais centralizada, mais iluminada e mais ampla, a farmácia privativa do nosso Hospital está mais organizada e mais dinâmica. Tudo isso pra facilitar a organização, melhorar o fluxo de atendimento e garantir menos perdas de produtos. Totalmente informatizada a Farmácia agora controla todo seu estoque, desde a compra , até a entrega e reposição no setor de destino. E está responsável pelas compras de medicamentos e insumos hospitalares para todos os setores do hospital. Mais rapidez, maior economia. Mais transparência.
Reforma da Ambulância
Um atenção especial foi dada as nossas ambulâncias. A ambulância de resgate e transporte intermunicipal foi cedida pela Prefeitura para ser administrada pela nossa Associação. Fizemos uma ampla revisão do motor, pneus, freios, parte elétrica, higienização de interior e layout de identificação. Para a ambulância pequena fizemos revisão na parte elétrica e pneus;
Novo Sistema de Cadastro de Pacientes
Um novo sistema de cadastro de pacientes foi implantado no Hospital, o novo sistema vai atualizar os dados de todos os pacientes atendidos e propiciar um rastreamento mais efetivo sobre todos os procedimentos realizados, além de servir de base para a instalação do Prontuário eletrônico que está em fase de testes. Esse sistema também será conectado a outros setores agilizando a localização de prontuários antigos e consequentemente melhorando o atendimento médico, uma vez que o medico atendente terá, assim que o sistema estiver todo pronto, informações de outros atendimentos sobre um determinado paciente. Podendo dar continuidade ao seu tratamento.
Estacionamento Arraia da Band 2023
A Associação mais uma vez administrou o estacionamento da festa Arraia da Band em 2023, o valor liquido arrecado,que já está em conta da Associação foi de R$ 9.365,00 ( Nove mil trezentos e sessenta e cinco reais). Este valor foi usado para pagamento da equipe que trabalhou no evento garantido a tranquilidade da população que prestigiou o evento. Nesta festa contamos com uma equipe multidisciplinar que atuou diretamente no evento e na retaguarda , de plantão no Hospital, prontos para atender qualquer eventualidade. Estavam a disposição da população durante o evento 2 médicos, 2 enfermeiras, 4 técnicas de enfermagem, 3 ambulâncias com 3 motoristas, um técnico radiologia e 2 auxiliares de limpeza. A atuação da equipe foi considerada um sucesso. Nenhuma intercorrência evolui para gravidade.
Bingo Beneficente
Aconteceu dia 23 de Julho de 2023 no local denominado Boteco da Ponte Veia, na divisa do município de Bandeira do Sul e Poços de Caldas MG, um bingo beneficente em prol do Hospital Dona Paulina. O evento foi organizado pelos amigos Aldrey Santos e o dono do Boteco Cleiton Silva em prol da Associação Amigos do Hospital. O objetivo do evento foi arrecadar fundos para ajudar nos reparos do telhado do Hospital Dona Paulina, danificado pelas fortes chuvas que caíram na região no final de 2022.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PELOS ORGANIZADORES:
Descrição | Entrada | Saidas | Total |
Vendas de Cartelas e de prendas no dia do Bingo | R$ 10.388,85 | R$ 10.388,85 | |
Doações em dinheiro ou pix direto na conta da Associação | R$ 2.014,00 | R$ 12.402,85 | |
Açougue e assados | R$ 874,00 | R$ 11.528,85 | |
Papelaria para enfeites das prendas | R$ 221,20 | R$ 11.307,65 | |
Aluguel do Som | R$ 350,00 | R$ 10.957,65 | |
Limpeza, organização, decoração, palanque e iluminação do Salão | R$ 400,00 | R$ 10.557,65 | |
Cartelas de bingo | R$ 199,96 | R$ 10.357,69 | |
Compra de utensílios para prendas | R$ 600,00 | R$ 9.757,69 | |
Divulgação e arte para internet | R$ 60,00 | R$ 9.697,69 | |
TOTAL | R$ 12.402,85 | R$ 2.705,16 | R$ 9.697,69 |
Total arrecadado: R$ 9697,69 (nove mil seiscentos e noventa e sete Reais e sessenta e nove centavos) repassados para a Associação Dona Paulina.
CONFIRA FOTOS DO EVENTO
Reparo do Telhado do Hospital Dona Paulina
Durante as fortes chuvas que caíram na região durante 2022, parte do telhado do Hospital Dona Paulina ficou danificado. Com isso vieram as infiltrações e goteiras, causando um transtorno muito grande para os funcionários e usuários do Hospital durante o dias chuvosos. Com esforço conjunto da Associação Amigos do Hospital e de pessoas boas que se propuseram a nos ajudar foi possível fazer uma campanha para arrecadar fundos para reparar o telhado. Após a realização do bingo, venda de rifas , doações de comerciantes e da população e de empresas parceiras do Hospital foi possível concluir a obra. Nunca será pouco agradecer a essas pessoas e empresas. Quando muitos se juntam para o fazer o bem as coisas acontecem mais rápido. O valor da obra foi de R$ 13.000,00 (treze mil Reais)
Instalação do Órgão Fiscal permanente
Previsto no novo estatuto da Associação, o Órgão Fiscal foi criado para substituir o antigo conselho fiscal. A associação entendeu que não fazia sentido ter um conselho fiscal formado por membros da sociedade, como era antigamente, onde os conselheiros não tinham conhecimento técnico para analisar, auditar, conferir ou corrigir planilhas de gastos e receitas, além de não possuírem conhecimento técnico para opinar sobre assuntos fiscais, jurídicos, trabalhistas e financeiros da instituição. Então, partindo deste principio, o novo estatuto cria o Órgão Fiscal, que atuará de maneira permanente auditando as contas da Associação. O Órgão Fiscal é representado nesta gestão pela empresa Sigmah, na presença do auditor fiscal Flavio de Paiva. A fiscalização se faz diária, em todas as contas e procedimentos financeiros, fiscais e trabalhistas realizados pela Associação. Nenhum contrato é fechado sem a previa análise do órgão. Nenhum funcionário pode ser contratado ou demitido sem a prévia análise do Orgão. Todas as contas e notas fiscais são checadas mensalmente. Toda a prestação de contas apresentada à Prefeitura municipal de Bandeira do Sul é previamente analisada. Nosso contador trabalha em conjunto com a Sigmah para que toda parte burocrática da empresa seja permanentemente avaliada pelo Órgão Fiscal. Isso gera economia, segurança e transparência em nossa administração .
Doação Estacionamento da Festa Band 61 anos
Recebemos de doação dos Senhores Jose Anivaldo Garcia e Claudinei Lourenço na tarde do dia 04/03/2024 a quantia de R$ 10.525,00 (Dez mil quinhentos e vinte e cinco Reais) referente a parte do lucro da administração do Estacionamento no Evento Festa Bandeira 61 anos realizado de 01 a 03 março de 2024. Parte desse valor será destinado ao pagamento da equipe médica que trabalhou no evento (Médico, enfermeiro e motorista), além dos materiais gastos durante os procedimentos realizados. O restante já esta depositado na conta da Associação e será destinada a melhorias do Nosso Hospital Dona Paulina. Agradecemos aos idealizadores e a toda população que contribui.
Dra. Alice Latronico, Enf. Jessika de Castro e Motorista Jair dos Santos cuidaram da saúde do publico que participou do evento.
Novo Sistema de telefonia do Hospital
Novo sistema de telefonia do Hospital. Os telefones antigos deram lugar a telefones e ramais novos. Uma limpeza na linha de transmissão e a retirada de cabos excessivos e inoperantes melhorou a comunicação dos pacientes com o Hospital. Também foi adquirido um novo aparelho celular para conversar via watts zap e envio e recebimentos de laudos e outros documentos.
Sistema automático de chamada para consultas
O novo sistema de chamada para consultas oferece mais conforto aos pacientes. A partir de agora os pacientes são avisados em uma tela de TV para qual sala devem se dirigir para sua consulta e a realização de procedimentos. Os médicos e enfermeiros não precisam mais “gritar” pelo nome do paciente. Ao simples toque de um botão um sinal sonoro avisa o paciente quando for o momento da consulta. Todo o sistema é digitalizado e a administração do Hospital consegue controlar quanto tempo o paciente está ficando em cada setor. E se houver demora injustificável no atendimento o setor poderá ser alertado. Tecnologia a serviço da população de Bandeira do Sul.
Ambulância 24 horas
Nosso Hospital Dona Paulina dispões de serviço de ambulância 24 horas por dia, 7 dias da semana. O serviço de ambulância atende a demanda do município realizando pequenos atendimentos de resgate na cidade de Bandeira do Sul e também nas rodovias próximas ao nosso município. Além do transporte intermunicipal de nossos pacientes que necessitam de transferência para todos os Hospitais da nossa Região. Nosso serviço de ambulância também oferece assistência médica em eventos na nossa cidade.
Recepção em horário estendido
Isabel, Josiane e Maria Luiza são nossas recepcionistas. São elas que recebem nossos pacientes e fazem o primeiro o cadastro. São elas que atendem os telefonemas e transmitem os recados. Essa equipe se reveza para nossa recepção não fique vazia. O atendimento estendido é das 06:00 as 23:00 horas de segunda a sábado e das 07:00 as 19:00 horas no domingo* ( salvo folgas).
Serviço de Ortopedia Remoto
O Hospital Dona Paulina criou o serviço de ortopedia remoto, exclusivo para pacientes internos que sofreram acidentes e lesões ortopédicas e que necessitam da avaliação de um ortopedista. O medico plantonista ativa o serviço e um ortopedista analisa as imagens e orienta sobre o tipo de tratamento a ser executado. Se for necessário o ortopedista vai até o Hospital realizar o atendimento. O serviço proporciona maior agilidade nos casos onde o paciente aguarda por vaga no SUS Fáacil mas o tratamento pode ser conservador.
Reforma da Sala Cirúrgica
Nosso hospital possui dois centros cirúrgicos. Ambos desativados a muitos anos, estavam abandonados e serviam como depósitos. Nós reformamos um deles e o colocamos novamente em funcionamento. No momento as cirurgias ainda não voltaram a serem realizadas, porém a sala de cirurgia está usada para pequenas cirurgias e suturas de urgência.
Revitalização do jardim interno
O Hospital dona Paulina possui um jardim interno, que foi pensado para ser uma opção para pacientes internados que pudessem se locomover, para estes pudesse ter contato com a natureza e tomar um pouco um pouco de sol. Mas o espaço estava abandonado, muito deteriorado pelo tempo e sem condições de ser usado.
ANTES
O espaço foi reformado e com a ajuda de todos os funcionários novas plantas puderam ser plantadas.
AGORA
Reforma do Portão de acesso secundário
Onde havia um portão velho e enferrujado agora temos um portão eletrônico reformado. Um interfone para o controle do acesso feito diretamente pela portaria. Protegendo a entrada pelos fundos, garantindo segurança ao Hospital dona Paulina. Agradecimentos especiais aos funcionários:
Eduardo Lopes, Jessika Castro, Raquel Bastos, Larissa Barreiro, Viviana Muniz, Jose Luiz Franco, Maria do Carmo Sweedt, Evaldo Barbosa, Dr Clovis Bassoto, Dra Lais Bassoto.
Que fizeram doações a Associação para ajudar na execução da obra.